menu
EMBRAPA, 50 ANOS LEVANDO O DESENVOLVIMENTO AO INTERIOR BRASILEIRO
EMBRAPA, 50 ANOS LEVANDO O DESENVOLVIMENTO AO INTERIOR BRASILEIRO
A Embrapa chega a o seu meio século de vida cumprindo com eficiência o seu papel de levar o desenvolvimento a o interior do país, por meio da modernização da agricultura oriunda da pesquisa cientifica.

 

Embrapa 50 anos, levando o desenvolvimento a o interior brasileiro.

Historia da Embrapa

Na década de 1970, o cenário mostrava que era necessário que o Brasil começasse a investir em tecnologia agrícola, devido a o aumento populacional, intensificação da agricultura em massa e a crescente renda per capita. Pois sem o investimento na tecnologia agrária o Brasil não iria conseguir superar o diferencial entre produção agrícola e aumento populacional. E não conseguiria ter uma demanda de alimentos compatível com a crescente população.

O Ministério da agricultura já promovia debates sobre a importância do conhecimento cientifico e produção de tecnologias para auxiliar e desenvolver o setor agrícola brasileiro, Com isso os profissionais em ATER (Assistência técnica e extensão rural) constaram a carência na falta de praticas e técnicas para repasse a os agricultores.

Desse modo por aval do ministro Luis Fernando Cirnei Lima foi constituído um grupo de trabalho formado por profissionais do ramo agrícola,sendo eles engenheiro agrônomos, técnicos em agricultura, zootecnicistas e outros mais. A comissão teve como principal função traçar objetivos e funções da pesquisa agropecuária, definir metas, identificarem, Identificar limitações e déficits, indicar formas e fontes de financiamento e propor maneiras de dinamizar esse projeto.

Em 7 de setembro de 1972, o então presidente Emilio Garrastazu Médici sancionava a Lei n°5.581 autorizando o poder executivo a instituir empresa publica, denominada Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária Embrapa vinculada a o Ministério da Agricultura. E o Decreto  nº 72.020, datado de 28 de março de 1973, aprovou os estatutos da Empresa e determinou sua instalação em 20 dias. Este foi atualizado em 04 de agosto de 1997 pelo Decreto n° 2.291.” (Fonte Embrapa)

Em 26 de abril de 1973 a primeira diretoria foi empossada, onde José Irineu Cabral foi empossado como primeiro Diretor-presidente da Embrapa, junto com Eliseu Roberto de Andrade Alves, Edmundo da Fontoura Gastal e Roberto Meirelles de Miranda.

Criação dos primeiros centros de pesquisa

 

Em 1974 foram instalados os primeiros centros de pesquisa da Embrapa, os mesmos se localizavam, os centros eram divididos de acordo com a cultura a ser produzida e pesquisada. Os primeiros centros de pesquisa foram:

·         Embrapa Trigo em Passo Fundo, RS

·         Embrapa Gado de corte em Campo Grande, MS

·         Embrapa Arroz e feijão em Goiânia, GO

·         Embrapa seringueira em Manaus AM

As áreas responsáveis pelas pesquisas na Embrapa são: Diretrizes e Métodos, Técnico-Científico, de Difusão de Tecnologia, de Recursos Humanos, Financeiro e de Informação e Documentação.

Hoje a Embrapa possui 43 centros de pesquisa distribuídos em todas as regiões do Brasil, possuí suas sedes administrativas localizadas na capital federal e também está presente em outros países. 

 

Importância social da Embrapa

A Embrapa é uma empresa de importância estratégica para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, pois se consolida no cenário nacional como fonte de inovação, a empresa busca fazer com que suas tecnologias e praticas gerada com base cientifica causem impacto e sejam acessíveis e beneficiem o maior numero de pessoas possíveis. Para que dessa forma poder impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da agricultura e pecuário brasileira.

A Embrapa também desenvolve tecnologias que beneficiam o pequeno e médio agricultor, essas tecnologias que mesclam soluções baratas com a eficácia fazendo com que o poder de produção seja maior do que as praticas convencionais, garantindo com que o pequeno produtor consiga uma produção bem maior pra que posse conseguir algo além do subsustento.

 

Entre esses programas podemos citar o SISTEMINHA EMBRAPA que é basicamente um sistema integrado de produção, desenvolvido para gerar soberania e segurança alimentar a os seus usuários e é capaz de atender a todas as necessidades nutricionais de uma família de 4 pessoas ou mais, utilizando uma aera bem pequena, com menos de 100 metros quadrados. Um programa que pode ser facilmente adaptado a qualquer clima, ou condições de solo, água ou mercados locais. 

Lucro social e receita da Embrapa

 

Anualmente a Embrapa apresenta seu balanço nacional, com os números decorrentes do resultado de avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais, e no desenvolvimento institucional de uma amostra de uma amostra de soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa.

 

Receita social e lucro operacional da Embrapa nos últimos 26 anos. (Numero em reais)

 

Divisão da receita social e lucro pelos últimos 26 anos, no período de 1997 a 2022.

 

 

Impactos sociais

 

De acordo com o método Ambietc-Agro, desenvolvido pela Embrapa para medir os impactos sociais de acordo com ponto de vista do adotante das praticas desenvolvidas pela Embrapa. Segundo o ultimo balanço social desenvolvido pela empresa foram gerados cerca de 90 mil empregos. Gerados por meio da adoção das praticas desenvolvidas pela empresa. Como vemos na figura abaixo:

Numero de empregos gerados com a adoção das soluções tecnologicas.

 

 

Porcentagem de empregos gerador por Região

 

Totalidade dos Impactos econômicos.

De acordo com o balanço social do ano de 2022. A principal pratica econômica da Embrapa foi a fixação de nitrogênio no cultivo da soja. Sendo responsável pela economia de cerca de R$ 70 bilhões em fertilizantes cujos produtores não precisaram comprar. A figura abaixo mostra outras 10 praticas. Que juntas foram responsáveis pela geração de R$ 31,19 bilhões 

 

 

Soluções mais relevantes para o impacto economico em bilhões

 

 

Perspectiva de futuro

O Futuro da agricultura brasileira seguirá a tendência na qual a agricultura baseada em pesquisa, inovação e tecnologia. Visando isso a Embrapa pretende continuar tendo como principal pilar de sustentação os avanços por meio do conhecimento com base no desenvolvimento cientifico e tecnológico. Destacando o desenvolvimento de conhecimento nas áreas da biotecnologia, nanotecnologia integrada para o desenvolvimento da agricultura e agropecuária no futuro.

A Embrapa busca também intensificar e expandir a pesquisa agropecuária buscando soluções mais sustentáveis, bioeconomia com destaque para insumos e fertilizantes biológicos.

 

As pesquisas de cientificas da Embrapa visam gerar mais valor para as cadeias produtivas, e sociedade brasileira, promovendo o bem estar das populações interioranas rural, urbana e também o bem estar e segurança alimentar de toda a população brasileira conveniando agricultura com a preservação dos recursos naturais, flora, fauna e o meio ambiente como um todo.

 

As principais prioridades estabelecidas pela Embrapa para o futuro da agricultura brasileira são: Agricultura digital e de precisão, rastreabilidade e logística associadas aos sistemas produtivos agrícolas, Agregação de valor aos produtos e serviços agropecuários e agroindustriais, Adaptação e mitigação frente aos efeitos da mudança do clima, Aproveitamento e transformação de biomassa para energia renovável, bioprodutos, bioinsumos, Desenvolvimento territorial sustentável, Produtividade e sistemas de produção sustentáveis, Segurança alimentar e nutricional, Uso e conservação de recursos naturais, Sanidade agropecuária.

A Embrapa chega aos seus 50 anos, desenvolvendo o seu papel com a eficiência e total controle de recursos, obtendo resultados significativos e ajudando a desenvolver o campo e o interior do Brasil de maneira efetiva. Sendo a principal responsável pelo sucesso da agricultura brasileira. O que lhe coloca como uma das principais instituições cientificas do mundo.

Viva a Embrapa, Viva a agricultura e o Povo Brasileiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUA REAÇÃO!

Comments

https://opositivista.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook